quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Bigodinho de Gato

 Você já deve ter ouvido falar por aí que se o bigode de um gato for cortado ele ficará perdido para sempre... Isso não passa de uma lenda urbana.
 Um biólogo do Zoológico de São Paulo confirmou que isso não passa de um mito, mas afirmou que a perda de pêlos faciais de um felino só atrapalha mesmo na hora da caça ou da fuga. Esses pêlos também são conhecidos como pêlos táteis, eles tem a finalidade de alertar o gato sobre ocasionais riscos, pois no escuro atua como orientador espacial. Devido a ele que os gatos apresentam um olfato e tato tão apurados.



 Esses bigodinhos são tão sensíveis que alguns gatos se incomodam com as tigelas altas de água ou comida, pois o bigode encosta nas bordas e vão para trás deixando eles bem estressados com isso. Até uma pequena mudança na corrente de pode ser detectada por eles.
 Normalmente os gatos possuem uma dúzia de pêlos táteis  espalhados pelo seu rosto. Uns ao lado dos lábios superiores, outros próximo aos olhos, bochechas e queixo. Para o biólogo que fez essa pesquisa, para os gatos domésticos não faria tanta falta quanto para um felino selvagem justamente pelo cuidado que temos com ele. Mesmo assim, não é recomendável aparar esses pelinhos.
 Se por acaso acontecer de um bigodinho cair ou haja corte sem querer, pode ficar despreocupado... O pelinho cresce rápido e logo logo estará no seu tamanho normal.




Um comentário: